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Gestão de TI

MegaHelpdesk

A experiência acumulada com Suporte em campo aliada às mais modernas técnicas de desenvolvimento de sistemas culminou no MegaHelpDesk, um Sistema que aprende sozinho...

Sistema Completo para Inventário de Hardware e Software e Atendimento e Suporte para ambiente de Tecnologia da Informação. O MegaHelpDesk é um sistema totalmente gráfico com banco de dados relacional, contemplando cadastro de usuários, equipamentos, softwares, fabricantes e fornecedores, inclusive com vínculos com imagens de notas fiscais e licenças (scanneadas). Além de prover o mais completo controle sobre o parque de informática do Cliente, possui um módulo de atendimento para suporte extremamente poderoso, com capacidade para o tratamento de milhares de problemas e soluções, seja de hardware, software, sistemas específicos e rede de dados. Na hipótese de ser necessária a visita técnica, o Sistema gera e imprime ordem de serviço alocando automaticamente os recursos humanos disponíveis. Quanto mais sua empresa utiliza o MegaHelpDesk, mais rápidas são as soluções dos problemas.

Ambiente de Desenvolvimento

Foi utilizado o conjunto de ferramentas do Microsoft Visual Basic, como ambiente de desenvolvimento. Para a geração de relatórios foi utilizado o Cristal Reports, incluído no Visual Basic. O sistema está preparado para a inclusão de novos relatórios de forma parametrizada.

Base de Dados

O sistema implantado com Banco de Dados Relacional utilizando SQL.

Arquitetura Cliente/Servidor

Para tirar proveito da capacidade de processamento distribuído, o banco de dados poderá residir em um ou mais servidores, segundo critério a ser definido durante a implantação.

As estações cliente, ligadas ao servidor através de uma rede local ou remota, deverão operar em ambiente Windows 98 ou superior.

Protocolo de Comunicação

Pode ser utilizado qualquer protocolo de comunicação de dados suportado pelo Microsoft Windows.

Interface com o Usuário

O sistema opera usando interface padrão Windows, utilizando recursos como: barras de ferramentas, menus de transações, teclas de funções, e mecanismos de operação que permitam aos usuários operar com mouse e teclado em todas as operações do sistema.

Parametrização do Sistema

Tendo em vista a necessidade de dotar o sistema de capacidade de adaptação a alterações futuras e visando dotá-lo de maleabilidade, são utilizadas muitas opções parametrizáveis na instalação. Desta forma, as alterações podem ser feitas diretamente pelos usuários durante a operação do sistema, não requerendo, portanto, modificações internas nos programas.

Segurança de Acesso

O sistema possui um rígido controle de acesso a seus dados. Este acesso é conferido individualmente para cada usuário do sistema.

Os usuários, de posse de uma senha de acesso, são autorizados a acessar um subconjunto de funções do sistema.

Esta autorização de acesso é definida através da criação de perfis de usuários. Cada perfil permite acesso a um subconjunto de funções do sistema.

Os perfis de usuários são criados dentro do sistema e, automaticamente, são refletidos no servidor de banco de dados, reduzindo desta forma, a dependência de profissionais especialistas na Informática no tratamento de criação de logins e perfis de acesso a banco de dados.

Documentação do Sistema

O sistema possui uma documentação destinada aos usuários diretamente em tela, de modo que haja facilidade na replicação de treinamento interno.

MÓDULO CADASTRAL

  • Cadastro de Usuários dos Recursos Computacionais da Empresa;
  • Mecanismos de Pesquisa ao Cadastro de Usuários dos Recursos Computacionais da Empresa;
  • Cadastro de Componentes de Rede;
  • Cadastro de Equipamentos (hardware);
  • Cadastro de Software (Software Básico e Aplicativos);
  • Cadastro de Fornecedores (Fabricantes e Revendas).

MÓDULO DE ATENDIMENTO

Este módulo tem como base o padrão de tratamento de atendimento Megasolutions Informática Ltda. O operador do sistema, acessa uma ficha do usuário de modo que ele tenha todos os dados facilmente acessíveis, e mantenha um histórico de atendimento.

  • Ficha do Usuário;
  • Configuração do Equipamento (vinculado ao usuário);
  • Dados relativos à aquisição do equipamento;
  • Dados relativos a impressoras;
  • Dados relativos a Scanners;
  • Softwares Utilizados (vinculados ao usuário);
  • Ocorrências (vinculadas ao usuário);
  • Geração e Emissão de documentos automaticamente.

MÓDULO DE ATENDIMENTO

Este módulo tem como objetivo aumentar a eficiência da equipe de suporte, permitindo pesquisar de diversas formas os defeitos e/ou problemas e suas respectivas soluções. O profissional de suporte seleciona um grupo e o sistema preenche uma série de itens para identificar claramente o item a ser pesquisado. Os grupos são REDE, SOFTWARE E HARDWARE, e cada um deles está relacionado a uma série de itens. O profissional de suporte pode ainda pesquisar por palavra-chave e o Sistema relacionará todos os eventos assim classificados.

Ao escolher o item pré-selecionado, o Sistema exibirá a solução para o problema !!

Importante ressaltar que o Sistema vai "aprendendo" com o tempo e, portanto quanto mais ser usado, maior será a gama de soluções disponíveis para acelerar o atendimento aos usuários da Empresa.

MÓDULO WEB

O Módulo de integração com a Intranet / Internet em caso de necessidade e da existência de um Servidor Web também poderá fazer parte do sistema permitindo a pesquisa pelos Analistas de qualquer local da Empresa desde que interligados em rede.

Esta interface também permitirá aos usuários verificar a situação da sua ocorrência, sua possível solução e status.