Programa completo para salão de beleza

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O MegaBusiness é um programa completo para salão de beleza e clinica de estética flexível e abrangente, dando suporte às rotinas do dia a dia como nenhum outro no mercado. Mas o diferencial não se limita às operações do dia a dia, o que costuma ser referenciado como o “básico”.

Ele é muito mais do que o básico. Ele é, verdadeiramente, um programa completo para salão de beleza e clinica de estética

Para quem já está atuando no ramo de salões de beleza e clínicas de estética, ou para alguém que está investindo seu tempo e recursos para início de operação, três grandes componentes precisam ser focados para a Gestão do Negócio.

O Cliente

Nenhum segredo neste item, já que a esmagadora maioria dos negócios precisa estar de olho no Cliente porque satisfazer suas necessidades é quase sempre o objetivo do negócio.

A Administração

Englobando diversas atividades, a administração deve funcionar como uma retaguarda ou apoio à venda de produtos e serviços. Portanto, a recepção, a compra de produtos para consumo e para revenda, o contas a pagar e receber e a manutenção do salão ou clínica são atividades que visam atender aos clientes internos (Equipe) e externos (Os Clientes).

A Equipe

O mercado mundial de salões de beleza e clínicas de estética funciona com um conceito de parceria junto aos profissionais, isto não acontece somente no Brasil. Historicamente, a remuneração dos profissionais foi chamada de comissões, que para outros segmentos tem outro sentido. Quando você paga mais de 30% do valor pago pelo cliente para o profissional que o atendeu, já não é mais comissão, é repasse. Outro detalhe importante no ramo, é que dificilmente você, como administrador do salão, vai conseguir desvincular o cliente de algum dos seus profissionais, de fato, o cliente normalmente é de um ou mais profissionais do seu salão ou clínica.

Por estes e outros motivos, a Equipe tem a mesma importância que o Cliente e a Administração. Quanto mais cedo você se der conta de que o processo todo é de parceria, mais cedo você vai encontrar formas de obter o máximo de lucro do seu negócio.

A Gestão de um Salão de Beleza ou de uma Clínica de Estética

Você pode estar pensando:

 “OK, tenho claro quais são os tópicos que devo focar para a Gestão do meu negócio, mas como um programa completo para salão de beleza e clinica de estética pode me ajudar?

Inicialmente, um programa deve ser projetado considerando estes três focos mencionados,  fornecendo de maneira clara quais os indicadores de acordo com cada foco, ou seja, você deve ver facilmente estes componentes e seus indicadores para facilitar sua administração.

Para começar a entender o mecanismo de gestão, vamos abordar um conjunto de informações que retrata o desempenho de uma empresa. Estamos falando de dois resumos que retratam a saúde do seu negócio, o Resultado Operacional por regime de competência e o Fluxo de Caixa por regime de caixa, que deveria fazer parte de qualquer programa completo para salão de beleza e clinica de estética.

Estes dois resumos são complementares e são usados para avaliar o desempenho de quase todos os negócios no Mundo. Se você pensar agora na maior multinacional que você conhece, pode estar certo que estes demonstrativos são usados para a gestão da multinacional. A mesma coisa para o maior Banco que vier a sua mente, ou quando você ouve falar de fusões de empresas, não tenha dúvida que estes resumos foram usados pelas empresas para fechar o valor de aquisição e os critérios de fusão.  Enfim, o Resultado Operacional e o Fluxo de Caixa são instrumentos para medir o desempenho de qualquer empresa. Eles tratam de informações diferentes, por isso mencionamos acima que eles são complementares.

Vamos exemplificar os demonstrativos tomando como base um lançamento que provavelmente ocorra freqüentemente em seu salão de beleza. Se você tiver uma clínica de estética, basta trocar os serviços que o exemplo também serve.

A cliente fez uma escova (Ex.: R$ 50,00) com o cabeleireiro João, fez a mão (Ex. R$ 30,00) com a manicure Joana e comprou um condicionador (Ex. R$ 20,00). Pagou toda a conta (R$ 100,00) em cartão de crédito. Pelos critérios do salão, para efeito de exemplo, tanto o João quanto a Joana recebem 50% dos serviços que eles realizam e é dado 5% de comissão na venda de produtos. A taxa do cartão de crédito é 3%, o imposto sobre serviços é de 5% e o imposto sobre produtos é de 18%. Quando o condicionador foi comprado, pagou-se R$ 12,00.

Vamos fazer um demonstrativo da mesma ficha de atendimento, considerando o Resultado Operacional e o Fluxo de Caixa.

Para efeito de Resultado Operacional, ou regime de competência, o que se registra é o momento da execução do serviço ou momento em que o produto é vendido, independente de quando haverá o efetivo recebimento do recurso (Entrada) ou efetivo pagamento da despesa (Saída).

Produto / Serviço

Venda

Custo

Repasse/ Comissão

Taxa Cartão

Imposto

Saldo

Escova

50,00

0

25,00

1,50

2,50

21,00

Mão

30,00

0

15,00

0,90

1,50

12,60

Condicionador

20,00

12,00

1,00

0,60

3,60

2,80

Totais

100,00

12,00

41,00

3,00

7,6

  36,40

Neste exemplo, portanto, o salão teve um “lucro” de R$ 36,40. Os contadores chamam este saldo de Margem de Contribuição, ou seja, é o valor apurado de saldo que contribuirá para pagar os custos fixos do salão e apurar o efetivo lucro operacional.

Se for feita a somatória de todos os atendimentos no salão em um mês por exemplo, teremos o valor total de saldo ou margem de contribuição total. Imaginemos que tivemos 500 atendimentos iguais em um mês, teríamos uma margem de contribuição total de R$ 18.200,00 (500 vezes R$ 36,40). O “faturamento” foi de R$ 50.000,00 (500 vezes R$ 100,00).

Somente para efeito de tornar o exemplo mais completo, vamos exemplificar alguns custos fixos:

Itens de Custo Fixo

Valor Mensal (R$)

  • Aluguel / IPTU

10.000,00

  • Salários (Recepção, Assistentes, Faxina)

5.000,00

  • Contas de Consumo (Energia, Água, Fones)

1.000,00

  • Manutenção e Outros Serviços

1.000,00

Total Mensal de Custo Fixo

17.000,00

Para que o salão “empate”, ou seja, não tenha lucro nem prejuízo é necessário que a margem de contribuição total do mês seja de R$ 17.000,00. Este valor é chamado de Ponto de Equilíbrio ou “Break-even Point”. Em nosso exemplo, houve um Lucro Operacional de R$ 1.200,00 (R$ 18.200,00 menos R$ 17.000,00).

Um programa completo para salão de beleza e clínica de estética tem que ter o Resultado Operacional de fácil acesso e uso pelos gestores.

Para efeito de Fluxo de Caixa, como se comportaria o mesmo atendimento?

Vamos considerar que o atendimento ocorreu no dia primeiro de um determinado mês, como exemplo 01/06.

O valor a ser recebido, cartão de crédito, ocorrerá no dia 01 do mês seguinte (01/07). A taxa do cartão será cobrada também no dia 01 do mês seguinte (01/07), no mesmo momento que entrar o crédito. O imposto normalmente será cobrado no dia 20 do mês seguinte (20/07). Os repasses para os profissionais serão feitos de acordo com a apuração do salão, ou seja, pode ser que seja pago antes de receber o valor da cliente, caso o salão pague semanalmente ou quinzenalmente. Se o salão repassar os valores mensalmente, é quase certo que o repasse ocorrerá depois do crédito entrar na conta do salão.

Para mostrar os acontecimentos ao longo de um período, vamos supor que o salão faça apuração quinzenalmente e a primeira quinzena seja paga no dia 20 do mês. Ainda como exemplo, vamos supor que a compra do produto foi paga ao Fornecedor no dia 10/07.

 

 

 

 

+ R$ 44,00

  • R$ 41,00

+ R$ 56,00

Acumulado

    

 

 

Portanto, o saldo do fluxo de caixa (Receias menos Despesas), considerando esta única ficha é igual ao do resultado operacional, ou seja, os mesmos R$ 36,40, mas ocorre em momentos diferentes.

Alguns outros aspectos tornam diferentes os demonstrativos de resultado operacional e fluxo de caixa. Imaginemos que o salão teve uma grande arrecadação em um mês, e o valor foi colocado em uma Aplicação no Banco. Os valores recebidos de aplicações bancárias não tem a ver com a operação do salão, portanto não devem entrar como receita. Da mesma forma, se houve um empréstimo e o salão está pagando juros, também a despesa não deve onerar o resultado operacional. No fluxo de caixa, porém, estas receitas e despesas financeiras devem ser consideradas.

Agora vem a realidade que torna o processo muito mais difícil de ser controlado. O salão pode receber em dinheiro, cheque e cartão de débito, entre outras formas de pagamento. O produto que está sendo vendido agora, pode ter sido comprado há meses e estava no estoque.

Como saber se estamos bem ou não? Como saber onde estamos ganhando ou perdendo? E, principalmente, o que eu devo fazer para melhorar o desempenho?

 

O Resultado Operacional e o Fluxo de Caixa no Megabusiness

Assim como todo o Módulo Gerencial do programa completo para salão de beleza Megabusiness, os demonstrativos de Resultado Operacional e Fluxo de Caixa são acessados a partir de uma única tela e apresentam resultados on-line. Você pode emitir relatórios e até mesmo exportar para planilha eletrônica se desejar, mas as informações são obtidas em tempo real.

No Resultado Operacional, você visualiza as vendas do período já agrupadas por Especialidade, ou seja, você sabe o resultado de todo o salão e em quanto cada especialidade contribui para este resultado. No salão, as especialidades são Cabeleireiros, Manicures, Esteticistas, Vendas de Pacotes e Vendas de Produtos. Com um simples clique, você também tem acesso ao detalhe dos grupos de serviços dentro da especialidade. Usando como exemplo a especialidade Cabeleireiros, você tem acesso a qual é a margem de Serviços como Química, Corte e Escova, etc....

Este mecanismo te permite identificar onde você está ganhando ou perdendo. Se existe atividades com prejuízo, qual preço praticar, verificar se a política de comissões é saudável para o salão, enfim tem um quadro real e detalhado do seu negócio.

Se já não bastasse este nível de informação, no programa completo para salão de beleza Megabusiness, você tem ainda um comparativo mês a mês com todas as informações citadas.

E o Fluxo de Caixa?

Também disponível on-line, te permite identificar pelo período que você desejar, todas as receitas e despesas do seu negócio. Dia a dia, você identifica potencial sobra de recursos para investimentos ou identifica dificuldades de fluxo de caixa com antecedência. Para o gestor de qualquer empresa, é fundamental antever ao máximo os eventos financeiros.

O resumo financeiro mês a mês, permite você comparar o desempenho de receitas e despesas ao longo do tempo. Você pode não ter mais como evitar um problema que já ocorreu, mas certamente estará preparado para evitar que volte a acontecer.

Um programa completo para salão de beleza e clínica de estética tem que ter o Fluxo de Caixa de fácil acesso e uso pelos gestores.

Retomando os três focos de gestão

Agora que temos, através do programa completo para salão de beleza Megabusiness, os mecanismos de medição de desempenho do salão ou clínica de estética, vamos abordar as informações disponíveis para focar nossos esforços no Cliente, na Equipe e na Administração.

 

Cliente

            - Ranking de Clientes dos últimos doze meses;

            - Ranking de Clientes por período a sua escolha;

            - Plano de Abordagem (O cliente consome alguns serviços e não consome outros);

            - Clientes novos e antigos que não retornaram;

            - Aniversariantes e promoções especiais (em uma época ou dia da semana);

            - Envio de e-mails e sms para informes de promoções e convites;

            - Geração automática de contatos para WhatApp;

            - Campanhas de fidelização.

Equipe

            - Ranking de Profissionais dos últimos 12 meses;

  • Ranking de Profissionais por período a sua escolha;

            - Percentual de Retenção (Quanto seu profissional fideliza?);

            - Capacidade Produtiva (Qual é a ocupação da sua Equipe dia a dia na semana);

            - Envio de e-mails, sms e recados on line para informes gerais e específicos;

            - Campanhas para Indicação de clientes entre Profissionais;

            - Plano de Metas.

Administração

            - Controle de Estoques;

  • Compras baseadas em Pontos de Pedidos;
  • Envio de e-mails automáticos para Fornecedores;
  • Recebimento automático de produtos (Entrada Estoque e Contas a Pagar);
  • Vendas / Consumo automáticos (Saídas de Estoque);
  • Possibilidade de lançar quais produtos foram usados em um atendimento;
  • Inventário inteligente.
  • Rotinas para obrigações fiscais;
  • Exportação de RPS (Serviços -> Prefeitura);
  • Cupom Fiscal ECF e Cupom Fiscal SAT (Produtos -> Secretaria da Fazenda).

            - Contratos e Parcelamentos

  • Contratos de despesas para “n” períodos rapidamente;
  • Fazer parcelamento automático de empréstimos a funcionários;

            - Alterações em lote de preços de produtos e serviços;

  • Trilhas de Auditoria espalhadas por todas as atividades do salão;
  • Conciliação bancária através da importação de extratos bancários;
  • Valor on-line de Estoque e Comparativo mês a mês, incluindo cálculo giro de estoque;
  • Valor on-line de Compras e Recebimentos e Comparativo mês a mês.

O programa completo para salão de beleza e clínica de estética que você procura existe!

Não se contente com o básico porque mais cedo ou mais tarde, você sentirá falta de informações que realmente te auxiliem a gerenciar o seu negócio.

Agende logo uma apresentação, estamos ansiosos para levar a você o sistema que melhor te atende hoje e será também o que melhor te atenderá amanhã e depois, independente do tamanho atual do seu estabelecimento, afinal crescer faz parte da sobrevivência de qualquer empreendimento.

Para saber mais sobre Programa completo para salão de beleza

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